top of page

Vitória - ★★

  • Foto do escritor: Gabriel Iskren
    Gabriel Iskren
  • 30 de mar.
  • 2 min de leitura

Tá.. esse filme, para mim, é complicado de ser julgado, mas ao mesmo tempo é fácil também. É primeiro complicado porquê não é o tipo de filme que eu assisto normalmente, então meio que a régua que eu vou usar para condenar ou abster algumas coisas deveria ser diferente, mas não é. Mas também é simples porquê eu não tinha plano nenhum de assistir ele, não vi nenhum trailer, nenhum comentário sobre ele nem nada do tipo, então eu fui assistir ele sem nenhuma expectativa e sem nenhuma motivação interna, por isso a minha opinião sobre ele é a mais pura possível que é: É um filme chato, mas tem uma mensagem a ser dita.


De forma bem resumida o filme conta a história de uma velha senhora que começa a registrar os crimes da vizinhança dela para levar de prova para a polícia poder fazer alguma coisa a respeito.


A ideia do filme é simples e ele acaba sendo também porquê tudo que ele faz é só acompanhar um pouco do cotidiano da Dona Nina mostrando a criminalidade ali em volta e as várias tentativas dela de contatar as autoridades para resolverem aqueles problemas. De certa forma ela é quase um Demolidor nessa história no sentido de perceber que o sistema é falho e corruptível e começar a fazer as coisas ela mesma, mas isso é só uma loucura que passou pela minha cabeça enquanto eu via o filme.


Achei o ritmo dele muito lento — eu quase dormi no cinema várias vezes, a fotografia muito pobre e o elenco bem medíocre. Elenco esse que só salva, obviamente, a entrega da Fernanda Montenegro no papel da Dona Nina, porquê todo o resto como os policiais, os traficantes, a vizinhança do condomínio, o síndico, o Marcinho, a delegada, o jornalista... na verdade o jornalista eu até gostei, mas todo o resto é muito superficial e caricato.


Mas como eu falei, apesar de ser chato o filme tem uma mensagem a ser dita que é sobre o crime e a corrupção. Essa mensagem fica implícita na alegoria da xícara no decorrer do filme que é o que "dá um start" na cabeça da Dona Nina e a convence de viver o resto da sua vida como Vitória.

 
 
 

Comments


1155.jpg

Para críticas, sugestões ou bate papos, entrem em contato através desse email: gabrieliskrencinefilo@gmail.com

Inscreva-se na Newsletter

Contato

bottom of page